jump to navigation

Lula, o pequeno burguês October 31, 2006

Postado por tordesilhas em : Política , trackback

vice_gov_claudio150x200.jpgEstou ficando fã de carteirinha do Mr. Burns tupiniquim, o governador de São Paulo Claudio Lembo, o grilo falante da “burguesia branca” nacional - ok, pelo menos da paulista. O Noblat publica trechos da entrevista que o governador concedeu para o Estadão. Veja abaixo. Imperdível.

(Lula) “é um pequeno burguês, apenas isso”

Como o senhor avalia o resultado da eleição presidencial?
Não fiquei surpreso com o resultado. O mundo vive uma onda pelo social. Até o Prêmio Nobel foi para um economista que melhora a renda dos mais pobres. (…) Então sempre me pareceu óbvio que, no Brasil, seria eleito o candidato que representa essa onda, o Lula.

Mas é assim tão simples?
É. São Paulo tem 2.979 favelas. Essa gente sofre e precisa desabafar. Você acha que eles iriam votar em quem?

E o resultado de Geraldo Alckmin nesta eleição?
Acho que ele foi muito bem. Eu nem imaginava que fosse chegar ao segundo turno. Também venceu a eleição em sete Estados, enquanto em 2002 o José Serra ganhou em apenas um. O Geraldo chegou até onde chegou por méritos próprios. Não teve ajuda de ninguém. Nem minha.

O senhor não viu nada de errado na campanha dele?
Ele era o bom moço que toda sogra queria como genro. Mas depois daquele debate (o primeiro com Lula, na TV Bandeirantes), em que foi muito agressivo, virou um genro como outro qualquer. Minha impressão é que, num determinado momento, Geraldo não sabia mais o que era.

O senhor acha que um segundo governo do presidente Lula pode ser um risco para o País?
Você sabe que muitos empresários vivem pedindo para eu dizer isso. Eles queriam criar esse clima. A classe média está assustada, com medo dos movimentos sociais. Mas eu acho que não vai acontecer nada sério, nada para ficar preocupado. Lula não tem nenhum projeto radical de mudança. É um sobrevivente do povo brasileiro. Lula é a busca da raiz. Por isso tem tantos votos.

O senhor acha que, num segundo mandato, Lula pode tentar se tornar um segundo Hugo Chávez?
Lula não tem tendência a ditador. É um operário de chão de fábrica, conhece a vida de verdade. É um pequeno burguês, apenas isso. O Brasil não tem petróleo, como a Venezuela. O Chávez é um pára-quedista. Enquanto o Lula prefere a terra firme, ele se joga lá do céu.

O senhor acha que Lula pode enfrentar problemas para montar um ministério? Pessoas ligadas a empresários podem recusar convite?
De jeito nenhum. A burguesia toda vai para o governo, se o Lula convidar. A burguesia faz tudo, desde que seja para sua preservação. Por isso é que sempre acaba vitoriosa. Não perde uma desde 1789. E quando perde, logo se recupera.

Comments»

1. maray - 1 November, 2006

É tão sacana como qualquer outro, mas mais cínico ou honesto, como queira chamar. A gente estranha porque não está acostumado. Os nossos políticos, de quaisquer tendências, têm um discurso igual. É quase uma religião: o cara rouba, mata, faz o diabo mas se vc perguntar ele vai dizer: sou cristão, sim senhor! Ou seja, todos dizem querer o bem do povo e do Brasil. O Lembo ficou de saco cheio e passou a se abrir mais. Acho que é a idade e a noção de que desta água ele não mais beberá. Só isso.

2. Renato - 1 November, 2006

É verdade tudo que voce disse, Maray, mas até por isso mesmo acho o Lembo uma figuraça…